Best practices

Inspirado por outros, uma história de vida da EdC

Uma experiência de Economia de Comunhão inspirada em uma viagem de avião.

por John Mundell

Tinha sido uma daquelas longas jornadas de viagem intercontinental, e eu tinha finalmente embarcado no avião que me levaria ao meu destino final. Eu estava cansado, mas tão feliz por ter sido um dos primeiros a embarcar, porque ainda havia muito espaço nos compartimentos de bagagem de mão e eu tinha conseguido arrumar a minha mala para que as minhas pernas e pés tivessem mais espaço. Depois de empurrar a minha bagagem para cima, sentei-me em meu assento e observei os outros embarcarem no avião. O avião estava se enchendo, assim como o compartimento de bagagem. As pessoas estavam tendo dificuldades para encaixar todas as bagagens que carregavam consigo. De fato, a última pessoa que entrou no avião começou a procurar em vão por um lugar para a sua pequena mala. Ele andava de um lado para o outro do corredor, andando para frente e para trás, espreitando em todos os espaços possíveis. Nada. Eu pensei comigo mesmo: "Estou tão feliz por ter chegado mais cedo para não ter que fazer o que ele está fazendo agora"!

Depois do que parecia um longo minuto, o homem parou de andar, nitidamente frustrado. De repente, a voz de um outro homem foi ouvida emergindo dos assentos: "Ei, acho que a minha mala cabe debaixo dos meus pés"!John Lorna Paul Eire Ao se levantar de seu assento, o homem puxou a sua mala para baixo e a colocou debaixo dos pés, depois pegou a mala do outro homem e a deslizou para o lugar. "Pronto, coube direitinho", disse ele sorrindo, tirando um segundo a mais para olhar diretamente para o homem. "Obrigado Buddy!" foi a resposta, enquanto cada um deles ocupava seus lugares. Eu literalmente congelei em meu assento por um momento, completamente pasmado, e então comecei a olhar para os outros passageiros para ver se alguém mais tinha testemunhado o pequeno milagre que eu tinha acabado de ver. Eu não podia acreditar! Eu queria sacudir a pessoa ao meu lado e dizer: "Você viu o que eu acabei de ver?". De repente, senti vergonha e um pouco de tristeza por não ter pensado em fazer a mesma coisa. Enquanto eu estava ali sentado pensando apenas em mim mesmo, este jovem "milagreiro" aproveitou o momento e fez um verdadeiro ato de gentileza. Uau!

Devo ter pensado naquele momento durante as 24 horas seguintes, pensando comigo mesmo "se eu tivesse tido apenas uma outra chance" eu certamente teria feito a escolha certa. Na reunião com o grupo de apresentadores da conferência na qual eu deveria falar no dia seguinte, uma senhora do nosso grupo chegou tarde e percebeu que havia esquecido de trazer a sua parte da apresentação. Todos se olharam por um momento, perguntando-se o que fazer. De repente, percebi que tinha guardado uma cópia impressa do discurso dela e que estava em meu quarto no hotel a cerca de 10 minutos de caminhada. "Sem problemas!" Eu disse: "Vou correndo e pegarei o seu discurso". Levantei-me imediatamente e saí, sabendo que se me apressasse, estaria de volta 15 minutos antes. Quando cheguei - ligeiramente sem fôlego - ao quarto do hotel e peguei o discurso e já estava no caminho de volta, senti-me um pouco orgulhoso de mim mesmo por não ter perdido, desta vez, 'o momento' de um ato de amor.

Suore anzianeDe repente, um ônibus municipal parou na minha frente e, do ônibus, apareceram duas freiras idosas, uma lutando para descarregar uma cadeira de rodas para a outra, que estava descendo lentamente os degraus do ônibus. Continuei o meu caminho, convencendo-me de que, para aquele dia, um ato de amor era suficiente e pensando que outra pessoa certamente apareceria para ajudá-las. Ocorreu-me então que este era outro desses "momentos". Parei, dei meia volta e voltei para ajudar a colocar a cadeira de rodas em posição para a sua "motorista". No final das contas, as duas irmãs estavam indo para o mesmo prédio para onde eu corria, a cerca de seis quarteirões de distância. Durante a agradável caminhada até o nosso destino, enquanto eu empurrava a irmã mais velha (93 anos) com a irmã mais nova (86 anos) caminhando ao meu lado, tivemos tempo de compartilhar algumas coisas uns com os outros. Descobri tudo sobre a riqueza de suas vidas e como elas encontraram sua vocação, e elas, por sua vez, descobriram meu envolvimento em uma nova forma de fazer negócios chamada Economia de Comunhão. Foi uma bela troca e, quando nos separamos, a irmã mais velha disse: "Jovem, muito obrigada. Você estará em nossas orações".

Entrei no prédio e corri para a sala, descobrindo que eu ainda tinha dois minutos antes da apresentação. É desnecessário dizer que a sala, que estava quase vazia quando eu saí, estava cheia de pessoas de pé, e a apresentação com todos os nossos oradores correu sem nenhum problema. Enquanto eu colocava meu laptop de volta em seu case depois do nosso discurso, não pude deixar de pensar nas duas irmãs e no poder de suas orações, e especialmente no bondoso homem no avião do dia anterior que havia me lembrado que sempre há tempo para um ato de amor.

John Mundell, Mundell & Associates, Indianápolis, Indiana, USA (junho de 2012)

Foto da imagem prévia de Kelly Lacy da Pexels

vá para O ARQUIVO

Lìngua: PORTUGUÊS

Filtrar por Categorias

Siga-nos:

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!