• Economia de Comunhão
    Pessoas e empresas que activam processos de comunhão. Ideias e práticas para a acção económica marcado pela reciprocidade e aceitação. Um espaço de diálogo e de ação para quem quer se comprometer com uma civilização mais fraterna, olhando para o mundo dos excluídos e das vítimas.scopri di più...
  • The Economy of Francesco
    Reveja a transmissão ao vivo do encontro do Papa Francisco com os 1000 jovens da EoF reunidos em Assis a 24 de Setembro de 2022!scopri di più...
  • Grupos abertos de pessoas com um interesse comum que se reúnem periodicamente online para partilhar a vida e discutir um tema específico.scopri di più...

Economia di Comunione

Persone e imprese che attivano processi di comunione.

Idee e pratiche per un agire economico improntato alla reciprocità e all’accoglienza.

Un ambito di dialogo e di azione per chiunque voglia impegnarsi per una civiltà più fraterna guardando il mondo a partire dagli esclusi e dalle vittime.

0

Brasil: Na crise, uma oportunidade de inclusão digital para jovens empreendedores

Jovens empreendedores da oficina do PROFOR mergulham na inclusão digital de seus negócios para sobreviver à crise.

por Cibele Lana

publicado no site da Anpecom, em 19/06/2020

As “Oficinas de Fomento ao Empreendedorismo” estão diretamente ligadas ao Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos e de Comunhão (PROFOR), liderado pela Anpecom, e têm como objetivo levar formação empreendedora aos jovens que se encontram em vulnerabilidade social em diversas localidades do país.

No Ceará, as oficinas seguiam pelo quarto ano consecutivo, com uma turma bem engajada, quando a pandemia chegou ao Brasil. Cerca de 24 jovens da turma atual, a maioria de zonas rurais cearenses, e outros 15 profissionais envolvidos se viram diante de grandes desafios para enfrentar a crise.

Juntos, encontraram caminhos para atualizar o programa, não interromper a formação e fazer da crise uma oportunidade para conhecer melhor o mundo digital e seguir adiante.

Experimento Digital

Em um primeiro momento, os jovens elucidaram suas dificuldades em continuar os negócios e as conexões em meios digitais e, por isso, uma primeira iniciativa foi um treinamento sobre ferramentas de redes sociais.

Durante essa interação, a ferramenta do WhatsApp veio muito à tona pela facilidade de adoção e pelo uso contínuo por parte dos jovens. Mas muitos deles ainda não conheciam o WhatsApp para negócios, com ferramentas que otimizam o atendimento. Estava aí a ideia para um novo “encontro” virtual: um treinamento sobre WhatsApp Business.

Nessa ocasião, puderam conhecer a experiência empreendedora do jovem Mailson Bezerra, da zona rural cearense, que hoje sustenta a família vendendo ovos caipiras pelo WhatsApp.

Tenho participado das oficinas e acho muito boas. Hoje já tenho três contatos de clientes no WhatsApp Business, já modifiquei meu Instagram e tenho a expectativa de realizar muitos projetos. Tenho uma enorme gratidão por todos, pelo que estão acrescentando em minha vida pessoal e profissional”, contou Carla Lima, uma jovem artista plástica empreendedora do Assentamento Sítio Novo Jaguaretama, no Ceará.

Polyana continua “Essa semana foi de muito aprendizado e pude colocar em prática o site, rever as imagens, atualizar as postagens no Facebook e Instagram. Quantas coisas que nos favorecem e concluo que as desculpas não são mais aceitas depois desses dias de tantas descobertas que farão meu negócio expandir.

Com esse novo passo em direção aos negócios digitais, a turma se sentiu impelida a topar um novo desafio. Durante a segunda semana de junho, participaram do programa on-line “Seu negócio digital em 5 dias”, disponibilizado gratuitamente pelo Sebrae, em parceria com uma empresa de pagamentos digitais.

Queremos fortalecer esse grupo, independente da pandemia. Por isso, valorizamos esses jovens e mostramos a eles a importância dos bens relacionais”, concluiu Sandra Bandeira, membro da comissão da Economia de Comunhão no Ceará.

Para saber mais sobre o Profor, basta clicar AQUI!

29 de maio de 2021das 13h às 17hao vivo a partirde Loppiano (Florença, Itália)

Image

vá para O ARQUIVO

Lìngua: PORTUGUÊS

Filtrar por Categorias

Siga-nos:

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!

Aderir a EdC

Image
Opla
AMU
Eoc
aipec

quem está online?

Temos 338 visitantes e Nenhum membro online

© 2008 - 2024 Economia di Comunione (EdC) - Movimento dei Focolari
creative commons Questo/a opera è pubblicato sotto una Licenza Creative Commons . Progetto grafico: Marco Riccardi - edc@marcoriccardi.it

Please publish modules in offcanvas position.

Este site utiliza cookies, também de terceiros, para oferecer maiores vantagens de navegação. Fechando este banner você concorda com as nossas condições para o uso dos cookies.