Mais de 40 jovens de comunidades rurais do Ceará participam da Jornada Empreendedora

Participantes são da Fazenda Uruanan, município de Chorozinho, e dos reassentamentos Curupati e Mandacaru, município de Jaguaribara

por Rodrigo Apolinário e Sandra Bandeira

vai que daNo período entre os últimos dias 18 de janeiro e 11 de fevereiro, 43 jovens de comunidades rurais dos municípios de Chorozinho e Jaguaribara, no interior do Ceará, participaram do ciclo “Vai que dá”, da Jornada Empreendedora. A formação foi promovida por meio de uma parceria entre a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom), Aliança Empreendedora e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

Tendo como facilitadores a técnica social, Sandra Bandeira, e o mobilizador social, João Evangelista Santana, foram realizadas três edições do ciclo na Fazenda Uruanan, município de Chorozinho, no Norte Cearense, e nos reassentamentos Curupati e Mandacaru, ambos no município de Jaguaribara, região do médio Jaguaribe.

De acordo com Sandra Bandeira, “a Jornada Empreendedora é um espaço dos jovens se verem, se encontrarem e se reconhecerem entre os potenciais dos amigos. No dia a dia, falta espaço para esta descoberta”, destacou.

76426321 b9e5 430a a920 e78db31c3d41 O facilitador João Evangelista também ressaltou como foi a experiência dele. “Para mim, como jovem agricultor, nascido no Sertão, foi um grande presente poder colaborar como facilitador, nesta rica oportunidade, vendo despertar este potencial empreendedor, numa visão coletiva e social, entre os meus colegas jovens camponeses”, disse.

Fazenda Uruanan

Situada a 70 km de Fortaleza (capital cearense), na rodovia CE 22, km 45, no município de Chorozinho, a Fazenda Uruanan pertence ao grupo Companhia Industrial de Óleos do Nordeste (Cione) e ocupa uma área de 10 mil hectares com produção direcionada para a cajucultura.  O presidente da Companhia, Jaime Tomás de Aquino, considerado o maior plantador de cajueiros do mundo, morreu aos 91 anos, em 16 de abril 2015 e não deixou herdeiro.

Atualmente, vivem 900 famílias na localidade, sendo 500 famílias dos antigos funcionários da Fazenda e outras 400 famílias com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) que ocuparam Uruanan como forma de buscar agilidade da aquisição da propriedade para os agricultores e agricultoras por meio do programa Crédito Fundiário do Estado.

Ao todo, 25 jovens fizeram o ciclo “Vai que dá” na Fazenda Uruanan. “A jornada nos fez entender o nosso potencial, compreendendo, inclusive, que o dinheiro é um adicional, pois o que importa é o que a gente tem de bom dentro de nós mesmos e o conhecimento que adquirimos e compartilhamos”, frisou o jovem Carlos Jaime Almeida que, a partir do ciclo, junto com a irmã dele, Jéssica Maria Almeida, elaboraram a ideia de um empreendimento em criação de aves, produção de compostagem e de hortaliças. 

Reassentamentos Curupati e Mandacaru

b0f75b9b bcf8 4ade 9364 eab0aa3748d0O município de Jaguaribara possui 10 mil habitantes e está localizado a 230 km de Fortaleza. Curupati e Mandacaru são dois dos três projetos do Complexo Castanhão (Mandacaru, Curupati e Alagamar), iniciativas de irrigação, resultados dos reassentamentos por conta da construção da Barragem do Castanhão, maior reservatório hídrico do Brasil. 

Dentre as ideias de negócios desenvolvidas a partir do ciclo “Vai que dá” em Curupati, um dos destaques foi para a experiência concreta de José Matos Diógenes que possui um talento especial para culinária, em especial na confecção de bolos confeitados. “A jornada vai me ajudar a melhor organizar minhas ideias para expandir meus negócios”, disse. Outro talento natural é o da Maria Edilândia Lima Silva que atua com design de sobrancelhas. “Eu aprendi nesta jornada que meu talento para design de sobrancelhas é meu negócio, que posso investir em mim e crescer profissionalmente nesta área”, ressaltou. 

Já em Mandacaru, quem saiu com um empreendimento no ramo de sorvetes foi a jovem Joélia Almeida Lima “A jornada nos ofereceu conhecimentos sobre empreendedorismo que até então nós não tínhamos e estas novas informações vão evitar certos erros que poderíamos cometer. Eu tinha um desejo de investir na ideia de produzir sorvete, mas tinha medo. A jornada me encorajou a colocar em prática e a experimentação deu certo. Agora quero continuar a investindo ainda mais”, destacou.

O prefeito Joacy Alves dos Santos Júnior, do município de Jaguaribara, onde estão localizados os reassentamentos Curupati e Mandacaru, participou da pré-estreia dos empreendimentos e disse para os jovens. “Foi muito bom participar deste evento e conhecer o potencial de cada um de vocês. Podem contar com o apoio da Prefeitura, pois é nosso propósito investir no empreendedorismo juvenil local e no turismo rural que será um espaço aberto para todas essas importantes atividades.

Siga-nos:

29-07-2020

A casa comum só pode se tornar mais humana e mais hospitaleira se a olharmos e pensarmos nela...

A economia do dar

A economia do dar

Chiara Lubich

«Ao contrário da economia consumista, baseada numa cultura do ter, a economia de comunhão é economia da partilha...

Leia mais...

As tirinhas de Formy!

As tirinhas de Formy!

Conheces a mascote do site Edc?

O dado das empresas

O dado das empresas

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!