books
PORTUGUÊS (BR)
BR - news
BR - eventos no Brasil
Dois dias de escola EdC no Nordeste do Brasilpor Márcia de Jesus Charret
17 e 18 de setembre - Escola EdC em Recife: A Escola teve como objetivo aprofundar alguns temas da Assembléia Internacional da EdC, realizada em São Paulo e, através da comunhão e perspectivas de ação, consolidar as comissões locais e a regional interagindo com todos os atores e interessados em EdC.
Com uma participação de aproximadamente 30 pessoas de todo o programa, enquanto que alguns estiveram de passagem. O primeiro tema foi o discurso de Luigino Bruni quando fez a conclusão no dia 28 de maio: A EdC rumo a 2031. Relembramos nossas metas de ação com mais inovação e criatividade, a necessidade de interagir com todos os interessados em uma economia solidária e mais focada no desenvolvimento do homem. O estudo foi intercalado com relatos das empresas e atividades da Economia de Comunhão.
Outros temas estudados foram: Que tipo de antropologia serve para uma Economia de Comunhão de Vera Araújo, evidenciando o ator da EdC, que é um ser "em comunhão": comunhão praticada de forma horizontal e vertical, colocando em relevo o amor recíproco, fonte de inspiração na atitude para com o próximo. E ainda Os desafios da pobreza de Genevieve Sanze, muito bem apresentado pelo Prof. Ângelo Zanré, colaborador da Comissão e membro do Fórum de Economia Solidária do Estado de Pernambuco. O tema, que contou com a interação de todos os presentes, reforçou a necessidade constante de sempre termos diante as necessidades de nossos próximos e incentivou a partilha e o desenvolvimento do protagonismo em todos os envolvidos nas diversas ações da EdC.
Os relatos dos representantes das empresas presentes ressaltaram o farol que a EdC representa no mundo empresarial, renovando o agir em prol dos colaboradores, seja implementando ações de cidadania, dando emprego a quem não tem, confiando nos jovens e formando-os, seja partilhando os lucros aferidos durante o ano com todos da empresa.
Duas novas atividades: uma Escola de João Pessoa-PB e um pequeno empresário de uma cidade do interior do Estado de Pernambuco, manifestaram o desejo de contribuir e aderir cada vez mais à proposta da EdC.
Participaram do encontro também membros de associações, uma já atuante e outra que será lançada no próximo mês, articulada após a Assembléia da EdC e com um nome bem sugestivo: Instituto Chiara Lubich de Comunhão e Inclusão, na cidade de Aracaju-SE.
A presença de jovens, todos muito atentos e interessados, a satisfação dos presentes e a alegria de poder tecer laços de fraternidade entre todos, nos enche de coragem e zelo na articulação de corações e ações para que a EdC se desenvolva em todas as suas nuances em nossa região.
Please wait...Le site officiel de l'ÉdeC est en ligne:
economie-de-communion.fr
The Economy of Communion proposes the following "Guidelines for conducting a business", to productive organizations who adhere to its message and its culture, written in the light of the life and thought of thousands of entrepreneurs and workers....
Chiara Lubich
We have 171 guests and one member online

