A rede internacional EoC-IIN dedicada à incubação de novas empresas EdC, se consolida e apresenta a sua plataforma online www.eoc-iin.org

por Rebeca Gomez Tafalla

Eoc IIN Bootcamp Praga 02 ridNão faz nem um ano que o primeiro Hub (ponto de acesso local) EoC-IIN teve início e a rede já conta com 14 pontos em 13 países (Camarões, Uganda, México, Brasil, Cuba, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Argentina, República Checa e Eslováquia). Vários empresários de EdC de outros países (Togo, Bélgica, RDC…) juntam-se a estes participantes.

Nestes últimos meses os nossos Hubs organizaram e promoveram cursos e workshops de formação técnica-profissional e de preparação à EdC em nível local, acompanhando de forma personalizada e sistemática a execução de novos projetos empresariais. Se, até hoje, a ação dos Hubs conseguia atingir somente projetos e pessoas presentes em seus restritos âmbitos territoriais, agora a plataforma EoC-IIN oferece – em seis línguas diferentes – a oportunidade de acesso aos diversos serviços também a quem não consegue chegar facilmente a um Hub local.

A plataforma possibilita o conhecimento do projeto integralmente (as várias atividades e serviços oferecidos, quais são os Hubs locais e o que fazem, a rede de apoio, etc.) e a participação nesta comunidade.Eoc IIN Hub Messico

Roylán, engenheiro de telecomunicações e eletrônica e coordenador do Hub espanhol, começou a utilizar a plataforma para a incubação digital e conta-nos a sua experiência: «é um desafio muito enriquecedor transmitir as noções básicas da linguagem empresarial, como por exemplo, animar concreta e adequadamente os novos empreendedores que enfrentam momentos de incertezas e dúvidas. Coordenar as reuniões e as tarefas das pessoas que, voluntariamente, colaboram com as startup, me faz apreciar a contribuição de cada um: o potencial que temos é grande quando trabalhamos juntos, movidos por este chamado comum à Economia de Comunhão».

Eoc IIN Enrique Messico sxOutro flash de vida EoC-IIN vem do Hub do México, que nasceu do encontro entre atividades econômicas existentes – que precisavam se desenvolver em nível de micro-empresas – e o programa de incubação EdC. Enrique, produtor de doces artesanais, participou do primeiro workshop (taller) de incubação realizado na Cidade do México: «A incubação me ajuda a crescer e a transformar a minha pequena atividade numa verdadeira empresa mas, ao mesmo tempo, promove um crescimento pessoal e profundo na cultura EdC, que me capacita a transmiti-la a outros. Para mim, a mudança maior foi começar a gerar comunhão a partir da minha empresa, ajudando pessoas em situações vulneráveis. Penso que, quando a empresa for grande, vamos poder oferecer trabalho a estas pessoas, àquelas com necessidades especiais ou que não encontrariam trabalho em outro lugar. Em nível técnico o workshop me ajudou a melhorar os processos de produção e conservação dos produtos, melhorando assim a qualidade deles. Agora estamos formalizando todos os documentos necessários, para entrar com mais força no mercado». 

Logo EocIIN PlatformA plataforma oferece aos novos empreendedores que desejam unir-se a esta comunidade EdC uma “área restrita” na qual encontram-se três diferentes âmbitos: “Networking”: oferece a possibilidade de apresentar os próprios projetos, conhecer outros empresários do mesmo setor e trocar experiências; “Wiki Toolkit”: surgiu para compartilhar artigos e vídeos; “Incubação Digital”: voltada aos portadores de projetos que não têm a possibilidade de ser acompanhados localmente através de uma presença física.

Eoc IIN CoordinatoriMesmo se, com certeza, não poderá substituir os relacionamentos de proximidade que podemos construir localmente, acreditamos que a plataforma EoC-IIN seja uma grande oportunidade de veicular a comunhão em nível internacional.

Nos próximos dias EoC-IIN organiza duas transmissões online em Facebook.com/EoCIIN/  à quais todos estão convidados: encontro com Anouk Grevin dia 18 de setembro às 18:00 e com Luigino Bruni em 20 de setembro às 17:45. (horário italiano).

Assista o vídeo spot de EoC-IIN!

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Siga-nos:

facebook twitter vimeo icon youtubeicon flickr

Relatório EdC 2016

Cover Edc44 EN modUm ano de vida EdC, estratégias e perspectivas para o futuro. 

Ir para a versão online

Aderir a EdC

EoC Companies crop banner rid modCadastre a sua empresa no novo site exclusivo: edc-info.org

Descubra mais...

O dado das empresas

Logo cube IT 150

A nova revolução para a pequena empresa.
Dobre! Jogue! Leia! Viva! Compartilhe! Experimente!

O dado das empresas agora também em português!

Este site utiliza cookies, também de terceiros, para oferecer maiores vantagens de navegação. Fechando este banner você concorda com as nossas condições para o uso dos cookies.